LOC: Durante a abertura do Mutirão de Emprego em São Paulo, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, destacou a importância da capacidade de consumo da população para a criação de novos empregos.
Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a capital paulista alcançou 4,89 milhões de empregos formais em junho de 2024, um aumento de 3,52% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Leonardo Fernandes Assessor de investimentos comenta que o aumento da capacidade de consumo é vital para a economia.
TEC./SONORA: Leonardo Fernandes Assessor de investimentos
“O mercado em si se retroalimenta gerando o seguinte que ciclo virtuoso é isso se a população tem mais renda ela consome mais se ela consome mais a gente concorda que quem vende produtos que são as empresas am a produzir mais, am a vender mais e, consequentemente, geram mais lucro. Se uma empresa está crescendo, faturando mais, a continuidade disso é que ela precisa contratar mais gente.”
LOC: O Brasil criou 201.705 novos postos de trabalho em junho de 2024, totalizando 46,8 milhões de vínculos celetistas ativos, segundo o Novo Caged. No entanto, o economista Gean Duarte alerta para os riscos do consumo excessivo.
TEC./SONORA: Gean Duarte economista
“Se a gente consome demais, por exemplo, se a gente tem mais poder de compra, se o dinheiro circula mais, acaba que a gente vai comprar mais e os comerciantes, os serviços, eles aumentam o preço. Então o excesso de consumo na economia pode causar inflação. É a lei da oferta e da demanda. Quanto mais demanda a gente tem pelos produtos, ou seja, quanto mais dinheiro circula no mercado, isso causa a inflação, o aumento dos preços. Então por isso que a gente deve ter um equilíbrio nisso.”
LOC: O Mutirão de Emprego de São Paulo também promove a inclusão feminina no mercado de trabalho, oferecendo bolsas de estudo para mulheres em cursos de vigilante patrimonial. As inscrições estão abertas até 20 de setembro.
Reportagem Mireia Vitória.