LOC.: Tem novidade chegando sobre o novo ciclo da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura. A nova fase traz mudança nas regras de adesão e aplicação dos recursos. E isso foi definido com ampla mobilização do Ministério da Cultura e com a participação das entidades representativas.
O coordenador do Comitê Gestor da Aldir Blanc e atual secretário-executivo-adjunto do Minc, Cassius Rosa, explica qual é a principal mudança.
Sonora Cassius Rosa
“A lei, quando ela foi criada, estabeleceu um estoque de R$ 15 bilhões, a serem distribuídos em cinco anos para os entes. (+) Esse recurso é dividido em 50% para os estados e 50% para os municípios, tendo como regra a distribuição. (+) A grande alteração que a lei traz para esse próximo ciclo, (+) a grande mudança, é o estabelecimento de um piso mínimo de execução para os entes. Todo ente, seja estado ou município, para poder receber a nova parcela, precisará executar pelo menos 60% do recurso já recebido.”
LOC.: Estado e município que aderir à política utilizando o dinheiro reado pelo governo federal, por meio do MinC, vai investir em cultura para toda a população. Os recursos podem ser aplicados de várias formas, como afirma o secretário:
Sonora Cassius Rosa
“Vai desde construção, reforma e restauro de equipamentos culturais até o fomento direto à atuação dos agentes culturais lá na ponta, tendo como um eixo que a gente atue principalmente nos territórios periféricos e com cotas de atuação para ações também de políticas afirmativas.”
LOC.: O Ministério da Cultura segue empenhado na nacionalização dos recursos. Assim, as políticas públicas de cultura vão chegar em todos os lugares do Brasil. De acordo com Cassius Rosa, isso já pôde ser constatado com os resultados positivos do primeiro ciclo da Aldir Blanc.
Sonora Cassius Rosa
“O que demonstra que os recursos estão de fato sendo aplicados é o próprio primeiro ciclo da lei Aldir Blanc. Nós temos, hoje, já mais da metade dos municípios com mais de 80% dos recursos executados.”
LOC.: Esta é uma realização do Ministério da Cultura em parceria com a Secretaria Executiva (SE). Para mais informações, e o site www.gov.br/cultura.