LOC.: O governo de Minas Gerais entregou 1.099 títulos de terras rurais para pequenos produtores de 55 municípios no período de janeiro a julho de 2023. A entrega é realizada através do Programa de Regularização Fundiária Rural executado por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). O projeto tem como objetivo regularizar terras devolutas no estado — aquelas que nunca tiveram um proprietário particular, embora ocupadas por posseiros -.
De acordo com o superintendente de Regularização Fundiária da Secretaria de Agricultura, Pedro Garcia, além de garantir a segurança jurídica aos proprietários, o programa garante o a outras políticas públicas do estado voltadas para o trabalhador rural.
TEC./SONORA: Pedro Garcia, superintendente de Regularização Fundiária da Secretaria de Agricultura
“Ele abre porta para outras políticas públicas, como por exemplo, o crédito rural, o Pronaf, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). No campo, a função social não é só a moradia, também é a produtividade. Esse imóvel com o título dá garantias de que ele consiga ter o a crédito e consiga produzir e gerar renda para a sua família. Então, é nesse sentido também que a gente vê a sucessão rural, a segurança jurídica e a produtividade que emprega essa pessoa, faz ela dar dinamismo na sua vida e na sua produção”.
LOC.: Segundo o superintendente, as regiões onde há mais demanda por regularização fundiária no estado são: Região Norte, no Vale do Jequitinhonha, no Vale do Mucuri, no Noroeste, na Região Central e Zona da Mata. A meta é entregar até o fim do ano 1.700 títulos de regularização.
Reportagem, Landara Lima