LOC.: A Campanha de Multivacinação em São Paulo vai até esta quarta-feira (15), de acordo com o governo do estado. São oito vacinas disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde paulistas para aumentar as coberturas vacinais de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.
Estão disponíveis vacinas para para poliomielite, meningocócica C conjugada, tríplice viral, febre amarela, pentavalente, HPV, BCG e Covid-19.
A médica especialista em saúde da família Karina Tomiasi destaca que as vacinas atuam no controle de doenças e evitando mortes. Ela alerta para a importância da vacinação do HPV, responsável por uma infecção sexualmente transmissível.
TEC./SONORA: Médica especialista em saúde da família Karina Tomiasi
“[A vacina do HPV] é a única que pode prevenir um tipo de câncer, senão me engano, a que nós temos no SUS (Sistema Único de Saúde) é contra dois sorotipos que causam câncer de colo de útero e também que causam alguns tipos de câncer de garganta”, explica.
LOC.: De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), em São Paulo a estimativa de novos casos do câncer do colo de útero, em 2023, é de mais de dois mil e quinhentos.
Até esta segunda-feira (13), São Paulo vacinou cerca de 747 mil crianças e adolescentes. Após a prorrogação da vacina, que iria até o dia 31 de outubro, mais de 117 mil receberam todas as doses de vacinas necessárias do calendário básico nacional.
Reportagem, Nathália Guimarães