LOC: A Operação Canguçu identificou, nesta quinta-feira (4), a origem dos envolvidos no confronto com policiais que estão empenhados em prender os assaltantes que no dia 9 de abril tentaram roubar uma transportadora de valores em Confresa (MT). A maioria dos suspeitos é do estado de São Paulo, mas também foram identificadas pessoas de Pernambuco, Maranhão, Goiás e Pará.
A força-tarefa reúne cerca de 350 policiais civis e militares de seis estados, envolvidos na caçada. De acordo com o major Thiago Monteiro, da Assessoria de Comunicação Social da Polícia Militar de Tocantins, cinco pessoas estão presas e outras 15 morreram, na troca de tiros com a Polícia.
O policial informou que, em apenas 25 dias de operação, subiu para 20 o número de suspeitos de envolvimento com o crime - depois da prisão de mais um dos assaltantes nesta quinta-feira (4).
SONORA: Major Thiago Monteiro, chefe da Assessoria de Comunicação Social da PM de Tocantins \
“Com esse, o saldo fica de 15 criminosos que vieram a óbito, desde o início da operação - confrontaram com a polícia né, com as polícias e vieram a óbito - e dois presos aqui na operação, aqui na região, no perímetro da operação, dois criminosos que foram presos; dois criminosos presos em Pará, no Pará, com suspeita de estar dando apoio aí ao crime; e hoje essa prisão em Araguaína, que fica na região Norte.”
LOC: A cidade de Pium, no oeste de Tocantins, segue em situação de emergência por causa da caçada policial. Durante a fuga, os bandidos teriam chegado ao estado de Tocantins por rios, e criaram um clima de terror na zona rural do município - inclusive fazendo reféns.
Conforme o secretário istrativo de Pium, Paulo Gomes, a declaração de estado de emergência no município foi necessária devido à paralisação de atividades essenciais na zona rural - como transporte escolar, atendimento à saúde, assistência social e infraestrutura. O decreto tem validade de 30 dias, podendo ser prorrogado por mais 30. Ele informou que a prefeitura está dando apoio principalmente aos Projetos de Assentamentos de reforma agrária (os chamados PA’s) que ficam mais distantes e isolados.
SONORA: Paulo Gomes, secretário istrativo do município de Pium (TO)
“Com a declaração de emergência no município de Pium, nós fizemos algumas atuações principalmente dando apoio necessário aos assentamentos que estão isolados: assentamento PA Macaúba, assentamento PA Toledo, assentamento PA Barranco do Mundo - que foram os três mais prejudicados. Nesses locais, pararam de circular o transporte escolar e assistência médica só de urgência e emergências. Nós fizemos distribuição de cestas básicas, começando pelo assentamento Barranco do Mundo e vamos dar sequência nos outros assentamentos também, dando apoio às comunidades isoladas.”
LOC: As buscas policiais da Operação Canguçu continuam em uma área de difícil o, totalizando mais de 4,6 mil quilômetros de florestas, rios e zona rural, de diversos estados das regiões Norte e Centro-Oeste do país. Foi apreendido com o bando um verdadeiro arsenal de guerra – com várias armas calibre 50, granadas, fuzis, muita munição e até barcos e motores – exigindo da força-tarefa o uso de carros, embarcações e helicópteros.
Reportagem: José Roberto Azambuja