LOC.: A movimentação de carga por ferrovia no porto de Paranaguá aumentou em maio deste ano. A participação do modal no total de cargas que chegou ou saiu dos portos paranaenses foi de 19,52% no mês ado. No mesmo período do ano ado, a participação foi de 18,10% do volume total.
O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, destaca a importância da movimentação de Paranaguá no Estado do Paraná que bateu recordes no mês de maio deste ano.
TEC/SONORA: Luiz Fernando Garcia - diretor-presidente da Portos do Paraná
"Atingimos neste mês de maio mais de 6 milhões de toneladas, aproximadamente 6.200 milhões toneladas de produtos movimentados em sentido de exportação e importação no Portos, muito por conta de nossa eficiência, a eficiência Portuária do Paraná ela vem sendo reconhecida pelo mercado e o mercado tem optado cada vez mais em nossas condições ofertadas. Além também ,claro, de uma safra muito boa, então, o grão favorece e muito esses números, o produto sendo escoado no momento da posição do Brasil no mercado internacional faz com que essas exportações sejam elevadas”.
LOC.: Das 2.039.367 toneladas de soja que chegaram para exportação no porto de Paranaguá em maio deste ano, 77,18% foram em caminhões e 22,82%, em vagões. Em 2022, no mesmo mês, das 817.163 toneladas, 82,54% utilizaram o modal rodoviário e 17,46%, o ferroviário.
Reportagem, Daniela Gomes