LOC: Os municípios com menos de 50 mil habitantes terão nova oportunidade para retomar e finalizar obras de unidades habitacionais. O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) publicou a portaria n° 523/2021 que amplia os prazos para entrega de 44,6 mil moradias referentes à Oferta Pública do Programa Minha Casa, Minha Vida em municípios associados aos chamamentos públicos de 2009 e 2012.
Os agentes interessados na conclusão e entrega das unidades habitacionais têm o período de 90 dias para manifestar interesse. O prazo final para entrega das obras vai até o dia 26 de fevereiro de 2023 e devem ficar dentro do valor previsto originalmente, sem custos adicionais para a União.
Para a especialista em direito público, Amanda Caroline, a retomada das obras garante agilidade no processo e o à moradia como previsto na Constituição Federal.
TEC./SONORA: Amanda Caroline, especialista em direito público
“É importante pois diante da possibilidade de participação dos entes privados e agentes financeiros do poder público, as moradias podem ser entregues em tempo mais rápido e o instituto social da moradia garantido na Constituição Federal pode ser abrangido para mais pessoas.”
LOC.: Sobre o período em que as obras ficaram paralisadas, a analista da área de planejamento urbano da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Karla França, explica que o atraso no ree de recursos federais estão entre os motivos.
TEC./SONORA: Karla Franca, analista da área de planejamento urbano da CNM
“São fatores variados, desde empresas que por motivos internos não conseguiram concluir, atraso no ree de recursos federais, problemas em relação à situação fundiária, muitas empresas faliram e tiveram que contratar novas empresas."
LOC.: Em relação à população pré-selecionada, essas devem aguardar o contato da instituição financeira que será feita quando as obras retornarem. Essas famílias não serão substituídas e permanecem dentro da instrução normativa.
NOTA
LOC: O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) publicou a portaria n° 523/2021 que amplia os prazos para entrega de 44,6 mil moradias referentes à Oferta Pública do Programa Minha Casa, Minha Vida em municípios com menos de 50 mil habitantes, associada aos chamamentos públicos de 2009 e 2012.
O prazo final para os agentes financeiros entregarem as unidades habitacionais vai até o dia 26 de fevereiro de 2023. Se os agentes não considerarem viável a retomada das obras, os estados ou municípios podem assumir os empreendimentos, garantir a conclusão e entregar com recursos próprios.
Reportagem, Laísa Lopes