LOC: Conseguir uma vaga de emprego na indústria ficou mais fácil. O SENAI criou o Contrate-me, uma ferramenta para que candidatos encontrem a vaga ideal no setor. Por meio de inteligência artificial, o sistema mostra a empregadores currículos que mais se aproximam das vagas ofertadas, prezando por competências técnicas e emocionais.
O objetivo é focar especialmente nas habilidades socioemocionais dos candidatos, como explica o gerente de Educação Profissional do SENAI, Felipe Morgado.
“O SENAI sempre busca formar profissionais preparados e de acordo com a necessidade do setor produtivo, mas muitas empresas têm dificuldade de encontrar os melhores profissionais de acordo com essas necessidades. Por isso, criamos a plataforma, para garantir um processo ágil de seleção e a melhor escolha para a indústria.”
LOC.: Qualquer pessoa interessada em trabalhar na indústria brasileira pode se cadastrar. Para encontrar o emprego dos sonhos, é preciso que o candidato cadastre o currículo na plataforma. Depois, o interessado fará uma entrevista virtual para falar sobre experiências pessoais, gostos, qualidades e habilidades profissionais.
A plataforma, então, verifica a compatibilidade do candidato com as vagas disponíveis, dando “match” com as que mais se encaixam. Quem dá mais detalhes de como ocorre esse processo é o gerente de Educação Profissional do SENAI, Felipe Morgado.
“O Contrate-me é uma solução simples, ágil, fácil e barata para que as indústrias brasileiras encontrem os melhores profissionais disponíveis no mercado de trabalho. Inclusive, convidamos as indústrias brasileiras a entrarem na plataforma e selecionarem os profissionais.”
LOC.: Se você está em busca de um emprego no setor industrial, fique atento! A dica do gerente do SENAI para chamar a atenção de quem contrata é destacar as competências técnicas e socioemocionais e responder à entrevista virtual de maneira completa. Vale ressaltar que, sempre que quiser, o candidato poderá atualizar os dados. O endereço do site para cadastrar o currículo é mundosenai.com.br/contrate-me.
Reportagem, Jalila Arabi.