Voltar

ou

Cadastro de mídia
Foto: Arquivo/ABDE
Foto: Arquivo/ABDE

Associação Brasileira de Desenvolvimento dá posse à nova diretoria nesta quarta-feira (28)

Entre os novos dirigentes está o diretor de Crédito do Banco da Amazônia, Roberto Schwartz


 A cerimônia de posse da nova diretoria da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) está prevista para esta quarta-feira (28). Entre os novos dirigentes está o diretor de Crédito do Banco da Amazônia (BASA), Roberto Schwartz, que deverá assumir o cargo para o biênio 2025-2027. A eleição ocorreu no último dia 7.

A ABDE é responsável, entre outras funções, por executar ações de fortalecimento do Sistema Nacional de Fomento – composto por Instituições Financeiras de Desenvolvimento de todo o país.

Na avaliação de Schwartz, o BASA a a ter um papel estratégico dentro da entidade, uma vez que fará parte do centro das decisões do Sistema Nacional de Fomento. Segundo ele, esse novo ciclo torna a atuação do Banco da Amazônia mais relevante, sobretudo em relação ao financiamento do desenvolvimento sustentável da Região Norte.

“Participando com todos os principais bancos de desenvolvimento do Brasil, o Banco poderá desenvolver negócios em parceria, dividir riscos, colher melhores experiências e se posicionar em diversos fóruns. Tudo isso de maneira a gerar benefícios concretos para a sociedade amazônica e fortalecer institucionalmente a nossa atuação ", destaca.

AMABIO: BASA atua em programa que deve mobilizar 1 bi de euros em investimentos na Amazônia

De acordo com o Banco da Amazônia, a presença de Roberto Schwartz na diretoria da associação contribui para o fortalecimento do trabalho da instituição financeira junto a companhias, por exemplo, que pretendem investir em projetos sustentáveis, o que também contribui para geração de emprego e renda.

“O Banco contar com um representante integrando a diretoria da ABDE tem um simbolismo muito forte no que diz respeito à participação de um agente de desenvolvimento da Amazônia nas principais discussões realizadas pela principal associação representativa dos agentes de desenvolvimento sustentável do país”, pontua Schwartz.

Cerimônia de posse

A cerimônia de posse da nova diretoria eleita será nesta quarta-feira (28), a partir das 8h30, no Auditório da Sede Nacional do Sebrae, em Brasília (SGAS 605 – Asa Sul). O evento reunirá autoridades, representantes das instituições associadas e lideranças do setor financeiro.

A eleição foi realizada no Hotel Windsor, em Brasília, e contou com a presença de representantes das 34 instituições que integram o Sistema Nacional de Fomento. A nova presidente da ABDE será Maria Fernanda Coelho, diretora de Crédito Digital para Micro, Pequenas e Médias Empresas do BNDES.

Sobre o Roberto Schwartz

Roberto Schwartz é empregado de carreira do Banco da Amazônia e conta com graduação em Ciências Econômicas pela UFPA. Também possui MBA em Gestão de Negócios Financeiros pela FGV, além da certificação A-20.

Com 18 anos de experiência bancária - sendo 12 anos em cargos de gestão - Schwartz atuou como coordenador de Estudos Macroeconômicos e Regionais, gerente executivo nas áreas de Planejamento, Crédito e Riscos Corporativos, e atualmente é diretor de Crédito do BASA.

Durante sua carreira, ele liderou projetos estratégicos como a reformulação dos modelos de risco de crédito, a implantação de metodologias automatizadas de concessão de crédito, e a estruturação da gestão de risco de crédito, contribuindo diretamente para a redução histórica da inadimplência e aumento da eficiência operacional do Banco.

A Associação Brasileira de Desenvolvimento

A Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) é responsável por elaborar estratégias e ações que visam fortalecer o Sistema Nacional de Fomento (SNF). Esse sistema é formado por Instituições Financeiras de Desenvolvimento espalhadas pelo Brasil, como bancos públicos federais e bancos de desenvolvimento controlados por estados da federação, por exemplo.

A ABDE atua no aprimoramento da gestão dos associados para que as Instituições Financeiras de Desenvolvimento financiem o desenvolvimento do país de forma mais assertiva. A atuação da associação transita por diversas áreas, como o setor produtivo, o governo e o mercado financeiro, por exemplo.

Outra função da entidade é promover o intercâmbio de informações por meio de propostas de aperfeiçoamento e implantação de boas práticas com as Comissões Temáticas. Além disso, oferece cursos e produz estudos econômicos.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.

LOC.: A Associação Brasileira de Desenvolvimento, a ABDE, realiza, nesta quarta-feira (28), a cerimônia de posse da nova diretoria da entidade. Entre os novos dirigentes está o diretor de Crédito do Banco da Amazônia, Roberto Schwartz. Ele deverá ficar no cargo até DOIS MIL E VINTE E SETE.

Entre outros pontos, a ABDE é responsável por executar ações de fortalecimento do Sistema Nacional de Fomento – composto por Instituições Financeiras de Desenvolvimento de todo o país. A atuação da associação transita por áreas, como o setor produtivo, o governo e o mercado financeiro, por exemplo.

Segundo Schwartz, o Banco da Amazônia, o BASA, a a ter um papel estratégico dentro da ABDE, já que fará parte do centro das decisões do Sistema Nacional de Fomento. 

Segundo ele, esse novo ciclo torna a atuação do Banco da Amazônia mais relevante, sobretudo em relação ao financiamento do desenvolvimento sustentável da Região Norte.
 

TEC./SONORA: Roberto Schwartz, diretor de Crédito do Banco da Amazônia

“Participando com todos os principais bancos de desenvolvimento do Brasil, o BASA vai poder dividir riscos, colher melhores experiências, poder se posicionar em diversos fóruns, colher informações e melhores práticas. Tudo isso, de uma forma que traga benefícios para a sociedade amazônica e para o próprio Banco.”
 


LOC.: De acordo com o BASA, a presença de Roberto Schwartz na diretoria da associação contribui para o fortalecimento do trabalho da instituição financeira junto a companhias, por exemplo, que pretendem investir em projetos sustentáveis.

TEC./SONORA: Roberto Schwartz, diretor de Crédito do Banco da Amazônia

“O Banco contar com um representante integrando a diretoria da ABDE tem um simbolismo muito forte no que diz respeito à participação de um agente de desenvolvimento da Amazônia nas principais discussões realizadas pela principal associação representativa dos agentes de desenvolvimento sustentável do país.”
 


LOC.: A cerimônia de posse da nova diretoria da ABDE eleita será nesta quarta-feira (28), em Brasília. 

Roberto Schwartz é empregado de carreira do Banco da Amazônia e conta com graduação em Ciências Econômicas pela UFPA. Também possui MBA em Gestão de Negócios Financeiros pela FGV, além da certificação A-20.

Schwartz também atuou como coordenador de Estudos Macroeconômicos e Regionais e gerente executivo nas áreas de Planejamento, Crédito e Riscos Corporativos. 

Reportagem, Marquezan Araújo