LOC.: Atenção! A dengue pode evoluir para quadros graves em poucas horas. Não ignore os sinais de alarme. Dor intensa na barriga, vômitos frequentes, tontura e sensação de desmaio e qualquer sangramento no nariz, gengivas e fezes são sinais de alerta para a dengue grave. Fique atento! Se sentir um desses sintomas procure uma unidade de saúde imediatamente Não perca tempo, sua vida pode depender disso.
O secretário adjunto da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Fabiano Geraldo Pimenta Junior, alerta sobre os sinais de gravidade:
TEC./SONORA: Fabiano Geraldo Pimenta Junior, secretário adjunto da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde
"Dor abdominal intensa, vômitos persistentes, tonteiras, queda de pressão, que a pessoa percebe que está acontecendo alguma coisa, que ela teve uma alteração da pressão. Isso é, se for sábado, se for domingo, se for à noite, não esperar a Unidade Básica de Saúde, abrir na segunda-feira, é procurar uma emergência."
LOC.: Identificou esses sintomas? Não hesite. A recomendação do Ministério da Saúde é que você procure o serviço de saúde de urgência mais próximo da sua casa.
O secretário Fabiano Geraldo também enfatiza a atenção para grupos de risco:
TEC./SONORA: Fabiano Geraldo Pimenta Junior, secretário adjunto da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde
"A gente chama a atenção, para aquelas pessoas que têm diabetes, hipertensão, idosos. Para aquelas pessoas que têm alguma doença que nós chamamos de doenças com problemas no sistema imunológico, então, é muito importante que isso seja observado, porque esses sinais de alertas exigem um cuidado muito mais urgente."
LOC.: O Ministério da Saúde reforça: não espere a dengue se agravar. Ao sentir febre, dor de cabeça e/ou atrás dos olhos, dor articulações, manchas vermelhas no corpo, procure a unidade de saúde mais próxima para uma primeira avaliação.
Para mais informações sobre a dengue, e gov.br/mosquito ou ligue para o OuvSUS no número 136.