LOC.: O acordo entre Mercosul e União Europeia pode acrescentar entre 85 bilhões e 125 bilhões de dólares à economia brasileira em 15 anos. Os dados são da Secretaria de Comércio Exterior. Os investimentos no país nesse mesmo período podem alcançar 113 bilhões de dólares.
O acordo comercial entre o grupo de sul-americanos e o bloco europeu foi fechado em junho de 2019, depois de 20 anos de negociações.
Alguns detalhes, como questões ligadas à pauta ambiental, ainda estão em discussão. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que o governo brasileiro está comprometido com a conclusão do acordo, durante o lançamento da Frente Parlamentar Mista do Comércio Internacional e do Investimento.
TEC.SONORA: Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores
"Estamos engajados com a finalização das negociações do acordo entre Mercosul e União Europeia, buscando assegurar o equilíbrio do instrumento."
LOC.: Para o senador Nelsinho Trad, do PSD do Mato Grosso do Sul, presidente da Comissão do Senado sobre Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul, é normal que as conversas para a conclusão do acordo não sejam rápidas.
TEC./SONORA: senador Nelsinho Trad (PSD-MS)
"Não é fácil um acordo entre dois países. É moroso. Imagine um acordo entre dois grupos de países. Há que se ter uma tolerância, uma paciência justificável para que se possa tramitar nos parlamentos de cada país envolvido, a fim de que essa questão possa ser devidamente exaurida"
LOC.: A União Europeia é composta por 27 países, que compartilham uma moeda única comum, o euro. Já o Mercosul é formado agora por quatro países membros: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.
Reportagem, Felipe Moura.