LOC.: Mais de DEZ milhões de pessoas utilizaram a aviação comercial em viagens nacionais e internacionais em março deste ano. O resultado representa um salto de OITO POR CENTO na comparação com o mesmo mês do ano ado.
Os dados foram divulgados nesta quarta-feira pelo Ministério de Portos e Aeroportos e fazem parte do Relatório de Demanda e Oferta, apresentado pela Agência Nacional de Aviação Civil, a Anac.
Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o modal tem apresentado uma evolução significativa, com benefícios para economia do país, principalmente no que diz respeito à geração de emprego e renda.
Ele reforça que, se forem considerados os dados do primeiro trimestre, o número de viajantes a mais inseridos na aviação brasileira chega a mais de DOIS MILHÕES.
Em relação ao mercado doméstico, houve um aumento de SEIS POR CENTO na movimentação, com quase OITO MILHÕES de viajantes. Quanto ao mercado internacional, foi registrada uma elevação SUPERIOR A QUINZE POR CENTO.
Para o secretário nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, os resultados mostram que o setor tem contribuído para o crescimento econômico do país, o que está diretamente relacionado aos investimentos públicos federais realizados nos últimos dois anos.
TEC./SONORA: Tomé Franca, secretário nacional de Aviação Civil
“São números animadores, que atestam não só a economia brasileira aquecida, como também refletem os investimentos que o Governo Federal vem realizando na aviação civil, com a recuperação de aeroportos e melhorias na infraestrutura do setor. Temos mais brasileiros voando, mais cargas sendo transportadas e maior oferta de assentos, o que gera mais empregos, renda e oportunidades para os brasileiros.”
LOC.: Ainda de acordo com o levantamento, no último mês, o número de decolagens ultraou a marca de TREZE mil.
Os dados mostram ainda que as rotas internacionais mais operadas em março concentraram-se na América do Sul. Entre as DEZ primeiras, OITO estão localizadas no subcontinente. A rota Guarulhos–Buenos Aires, na Argentina, foi a que registrou o maior fluxo.
O transporte de cargas também apresentou o melhor resultado do modal aéreo para um mês de março nos últimos VINTE E CINCO anos. Ao todo, foram CENTO E DEZESSEIS mil toneladas movimentadas. Desse total, mais de SETENTA E SETE MIL toneladas foram despachadas para o exterior.
Reportagem, Marquezan Araújo