LOC: Em uma região acostumada a lidar com longos períodos de estiagem, uma nova perspectiva começa a tomar forma. Com 35% das obras concluídas, a Barragem de Arvorezinha, em Bagé, no Rio Grande do Sul, avança como uma promessa de segurança hídrica para mais de 120 mil pessoas.
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional realizou, nesta terça-feira, 15 de abril, uma visita técnica às obras que estavam paralisadas desde 2022. O empreendimento integra o Novo Programa de Aceleração do Crescimento, Novo PAC, e contará com um investimento total de R$ 98 milhões.
O secretário nacional de Segurança Hídrica substituto do MIDR, Bruno Cravo, que participou da visita, destacou a relevância do projeto para o desenvolvimento regional.
SONORA
“Essa obra vai garantir o abastecimento de 120 mil pessoas no município de Bajé. O Bajé hoje é uma região que sofre com racionamento hídrico e essa barragem ela vai ser a solução para o abastecimento do município de Bajé. Então impacto social significativo é o que o novo PAC faz com os seus investimentos.”
LOC: A barragem terá capacidade de armazenamento de 18 milhões de metros cúbicos de água e formará um reservatório com área inundada estimada em 322 hectares. O projeto contempla ainda a construção de uma nova adutora e de uma Estação de Bombeamento, com o objetivo de ampliar a capacidade de adução de água bruta até a Estação de Tratamento, garantindo mais eficiência e segurança no fornecimento à população.
Para mais informações sobre ações do governo federal em segurança hídrica, e: mdr.gov.br
Reportagem, Janaína de Castro