LOC.: Empresários interessados em investir em projetos de infraestrutura na Amazônia Legal têm uma nova oportunidade de ampliar seus negócios. O Banco da Amazônia, o BASA, juntamente com outras instituições financeiras, ou a disponibilizar uma linha de crédito específica para apoiar iniciativas que promovam o desenvolvimento sustentável. Trata-se do programa de financiamento Amazônia Infraestrutura Verde.
De acordo com o gerente executivo de Pessoa Jurídica e Relacionamento com Bancos do BASA, Luiz Lourenço de Souza Neto, a iniciativa é voltada para o desenvolvimento econômico da região, com o apoio de outras empresas, inclusive internacionais.
TEC./SONORA: Luiz Lourenço de Souza Neto, gerente executivo de Pessoa Jurídica e Relacionamento Com Bancos do BASA
“Existem outras instituições financeiras, outros mecanismos que apoiam também esses projetos, dada a importância e o tamanho deles para onde são implantados. Então, falando a respeito apenas do BASA, se a gente for olhar o que a gente tem de expectativa para os próximos quatro anos, a gente com certeza deve superar a casa de R$ 10 bilhões aplicados em infraestrutura na Amazônia.”
LOC.: A condição de financiamento é oferecida a empresas de todos os portes, com exceção dos microempreendedores individuais. O financiamento conta com uma taxa de juros que leva em conta a Taxa de Juros dos Fundos Constitucionais.
Para o total do financiamento, o prazo pode ser de até TRINTA E QUATRO anos, com uma carência de até OITO anos. Já para capital de giro, o prazo é de até TRINTA E SEIS meses, com uma carência de até CINCO meses.
De acordo com o BASA, os recursos serão disponibilizados para projetos em áreas como infraestrutura para água e esgoto, com soluções que garantam o o à água potável e saneamento básico, geração de energia elétrica de fontes renováveis, com incentivo à produção de energia limpa e sustentável, e portos e aeroportos sustentáveis, com infraestrutura que minimize o impacto ambiental, entre outros.
Para mais informações sobre o programa Amazônia Infraestrutura Verde, e: /www.bancoamazonia.com.br.
Reportagem, Marquezan Araújo