LOC: Cento e duas famílias da cidade de Osasco, em São Paulo, receberam nesta quarta-feiram 23 de fevereiro, os títulos de regularização fundiária de suas moradias. A ação faz parte da última etapa da urbanização sustentável do Bairro Jardim Vicentina.
O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho participou da cerimônia de entrega das escrituras aos beneficiários. Ele destacou o impacto da regularização para a valorização dos imóveis e a segurança para as famílias por conta da escritura pública.
TEC./SONORA: Rogério Marinho, ministro do Desenvolvimento Regional
"Quando você recebe a escritura pública, é acrescido 50% a mais no valor do seu imóvel. Porque você tem a segurança de que o seu imóvel, a partir deste momento, a a ter juridicidade. Você pode ar para os seus descendentes, você pode utilizar para buscar um financiamento bancário, você pode utilizar para ser um bem inalienável da sua família e dos seus descendentes. E isso não tem preço."
LOC: O investimento federal nas obras no Jardim Vicentina foi de mais de 30 milhões de reais. Antes das intervenções de urbanização, a situação na região era precária. Havia casas de madeira ou alvenaria localizadas em áreas sujeitas a deslizamentos de terra, inundações e contaminação.
No total, as ações de regularização fundiária no Jardim Vicentina visam a entrega de 865 títulos de propriedade. Nesta primeira etapa, está previsto o ree de um total de 255 títulos, incluindo os 102 desta quarta-feira.
O prefeito de Osasco, Rogério Lins, destacou a importância da entrega das escrituras para as famílias da cidade
TEC./SONORA: Rogério Lins, prefeito de Osasco
"Hoje é uma entrega de um título. Para muitos, é um ato simbólico de entregar um documento para alguém. Mas só quem está há 10, 15, 20 anos, 30 anos em um imóvel sem ter a posse definitiva, o documento definitivo sabe o quão valoroso é isso. Porque a maior preocupação de uma família é saber que, se um dia não estiver mais junto com os seus, vai deixar tudo documentado, tudo certinho para que seus herdeiros possam continuar e seguir sua vida com segurança."
LOC: Para saber mais sobre essa e outras ações de habitação do Governo Federal, e mdr.gov.br.
Reportagem, Vicente Melo