LOC 1: O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, esteve presente, nesta sexta-feira, 4 de abril, no evento de lançamento do programa “Investe Mais Estados”.
A iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, a ApexBrasil, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento prevê atrair parceiros internacionais para promover a economia verde.
Em 2024, do total de receitas brutas geradas por empresas estrangeiras instaladas no Brasil, cerca de 80% estavam concentradas nas regiões Sul e Sudeste.
O “Investe Mais Estados”, desta forma, busca mudar este cenário e colocar as regiões Norte, Nodeste e Centro-Oeste no mesmo patamar.
O ministro Waldez Góes defende que programas assim são essenciais para desenvolver todo o potencial presente na Amazônia.
SONORA
“A Amazônia tem uma situação centenária de não conseguir se industrializar. Então, a prioridade do governo do presidente Lula, da ApexBrasil e do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional é revisar as políticas públicas e construir parcerias privadas para garantir a industrialização da Amazônia. Temos que fazer é o que agregue valor no açaí, lá na Amazônia, no pescado na Amazônia, o cupuaçu, o cacau, a castanha, o mel, os produtos da bioeconomia e os produtos de outras atividades que possam se verticalizar, gerar oportunidades e agregar valor na própria Amazônia, industrializar a Amazônia.”
LOC 2: O MIDR e a Apex am um Memorando de Entendimentos em 2023 que prevê, entre outras iniciativas, a atração de investimentos estrangeiros para projetos implementados pelo Ministério e suas vinculadas.
O “Investe Mais Estados”, por sua vez, ajuda na alavancagem de projetos que já estejam identificados como prioritários dentro das iniciativas locais implementadas pelo MIDR para contribuir com o desenvolvimento regional.
O presidente da Apex, Jorge Viana, explica que serão promovidas visitas de investidores a regiões diversas do país, além de análise e mapeamento de oportunidades, por exemplo.
SONORA
“A Apex tem intenção de fazer crescer mais investimentos no Centro-Oeste, Norte e Nordeste. A gente exporta mais no Nordeste, na Amazônia. Como o Brasil agora já alcançou quase um trilhão de dólares de investimento estrangeiro acumulado, que é um número do Banco Central, o Brasil está virando um endereço dos investimentos estrangeiros no mundo pelo ambiente que criou agora no governo do presidente Lula e Geraldo Alckmin.”
LOC 3: Para saber mais sobre as ações do Governo Federal em Desenvolvimento Regional e Territorial, e Ministério do Desenvolvimento Regional
Reportagem, Mayra Christie