Voltar

ou

Cadastro de mídia
Foto: JD Vasconcellos/MCID
Foto: JD Vasconcellos/MCID

MIDR reforça compromisso com a gestão de riscos e desastres em reunião de grupo de trabalho do BRICS

Entre os temas prioritários estão o desenvolvimento de infraestrutura resiliente e a ampliação da cooperação com organismos internacionais


A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC) representou o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) na 1ª reunião do Grupo de Trabalho sobre Gestão de Riscos e Desastres do BRICS. O encontro aconteceu nesta quinta-feira (20), e reuniu representantes dos países membros para discutir estratégias conjuntas de prevenção, mitigação e resposta a desastres, fortalecendo a cooperação internacional diante dos desafios impostos pela mudança do clima.

“Estamos vivenciando inúmeros problemas com relação às mudanças climáticas, onde praticamente todos os países são impactados. Por isso, esse é um tema muito importante. Os desastres não têm fronteiras e afetam todos, principalmente aos países mais pobres e em desenvolvimento, como é o caso do Brasil”, destacou o secretário Wolnei Wolff.

O BRICS consiste em um grupo de países emergentes que tem como objetivo a cooperação econômica e o desenvolvimento em conjunto. Atualmente, 20 nações integram o bloco, entre membros plenos e parceiros. Tanto o MIDR quanto o Ministério das Cidades (MCID), apresentaram a agenda de trabalho do grupo para 2025. O foco foi o fortalecimento da capacidade de agilidade na resposta e a construção de uma agenda futura para a gestão integral do risco de desastres no bloco. “Essas discussões, essa troca de experiências, nos possibilita conhecer boas práticas com relação à redução de risco de desastres em vários países”, explica o secretário Wolnei.

Infraestrutura resiliente e redução de desigualdades

Entre os temas prioritários tratados no encontro estavam a redução de desigualdades e vulnerabilidades, o desenvolvimento de infraestrutura resiliente e a ampliação da cooperação com organismos internacionais, como o Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNDRR) e o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), para viabilizar financiamento e apoio técnico aos projetos do BRICS.

“Eu pude perceber muito comprometimento por parte de todos os países envolvidos com a pauta da redução do risco de desastres. Sem dúvidas, conseguiremos construir um plano de trabalho que contribuirá não só com o Brasil, mas com todos os países membros”, observou o titular da SEDEC.

Fonte: MIDR

Receba nossos conteúdos em primeira mão.

LOC 1: A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil representou o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional na 1ª reunião do Grupo de Trabalho sobre Gestão de Riscos e Desastres do BRICS. O encontro ocorreu nesta quinta-feira, 20 de fevereiro.

O BRICS consiste em um grupo de países emergentes que tem como objetivo a cooperação econômica e o desenvolvimento em conjunto. Atualmente, o bloco é formado por 20 países entre membros e parceiros.

O foco da reunião, como explica o secretário Wolnei Wolff, foi o fortalecimento da capacidade de agilidade na resposta e a construção de uma agenda futura para a gestão integral do risco de desastres nos países que integram o grupo.

“No mundo com tantos problemas com relação à mudança do clima, praticamente todos os países impactados, essa esse tema do grupo de trabalho é da maior importância, da maior relevância. Nós tratamos bastante disso do G20 do ano ado, mas agora num grupo de países em desenvolvimento. A gente, é, sabe que os os desastres impactam a todos, os os desastres não têm fronteira, mas impactam os países mais pobres e impactam os países em desenvolvimento é como o Brasil”

LOC 2: Entre os temas prioritários tratados no encontro estavam a redução de desigualdades e vulnerabilidades, além do desenvolvimento de infraestrutura resiliente. Também foi discutida a ampliação da cooperação com organismos internacionais, como o Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres e o Novo Banco de Desenvolvimento, para viabilizar financiamento e apoio técnico aos projetos do BRICS.

Para saber mais sobre as ações do Governo Federal em Proteção e Defesa Civil, e midr.gov.br

Reportagem, Mayra Christie