LOC.: Até o dia 10 de novembro, prefeitos e secretarias de saúde municipais e do Distrito Federal podem solicitar Unidades Odontológicas Móveis pelo Novo PAC Saúde. As unidades têm como objetivo reduzir as desigualdades na obtenção de tratamentos odontológicos e terão geradores de energia acoplados para poderem alcançar locais sem energia elétrica.
A cirurgiã dentista Mariana Oliveira avalia que esse e trará melhor qualidade na saúde bucal, pois irá diminuir a desigualdade na obtenção desses serviços.
TEC./SONORA: Mariana Oliveira - cirurgiã dentista
“A saúde inicia pela boca e a consciência e a informação sobre saúde bucal para a população é muito importante e vai tornar mais ível essas informações, esses serviços de prevenção, serviços de tratamentos de cárie, tratamentos odontológicos mais completos.”
LOC.: Para solicitar a Unidade Odontológica Móvel, basta ar o site idp.transferegov.sistema.gov.br e preencher o que é pedido.
De acordo com o Ministério da Saúde, para a inscrição, os municípios devem enviar a Carta-consulta eletrônica, obter aprovação do Conselho Municipal de Saúde, comprometer-se com o cofinanciamento e assegurar emplacamento e seguro dos veículos. A Pasta selecionará 202 municípios, investindo R$ 103,8 milhões e serão levados em considerando densidade demográfica, extensão territorial e vulnerabilidade socioeconômica.
Reportagem, Sophia Stein