Um avanço na construção de um futuro mais sustentável para a Amazônia. Trata-se da parceria estratégica entre o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica, a OTCA, que deu mais um o nesta terça-feira, primeiro de abril.
Firmado no ano ado, o acordo tem como objetivo impulsionar a bioeconomia amazônica e promover a integração entre os países da região.
A OTCA é uma entidade intergovernamental formada por oito países amazônicos: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.
O papel da organização nessa parceria é o apoio institucional e financeiro para a estruturação dos territórios na faixa de fronteira, especialmente Alto Solimões, no Amazonas, e no arquipélago do Bailique, no Amapá.
O secretário Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial, Daniel Fortunato, informa que ficou confirmado o compromisso de de uma carta de intenções, com o objetivo de promover o desenvolvimento da Amazônia de forma sustentável.
SONORA
“Olá, pessoal. Hoje tivemos uma super reunião, liderada pelo Ministro Valdez Góes, junto à OTCA, onde foi afirmado o compromisso de de uma carta de intenções, com o objetivo de promover o desenvolvimento da Amazônia de forma sustentável. E quem sabe a gente pode transformar a região em um ambiente tecnológico, inovador, com bioeconomia, startups, enfim, tenho certeza que essa e esse o que foi dado hoje trarão muitos resultados positivos aí para o nosso desenvolvimento regional.”
LOC 2: Esse trabalho conjunto vai permitir que empresas e universidades consigam trabalhar projetos e integrar desenvolvimento, tanto na área de bioeconomia, como de estrutura e de conectividade.
Para saber mais sobre as ações do Governo Federal em Desenvolvimento Regional e Territorial, e mdr.gov.br
Reportagem, Larissa Galli