LOC.: A produção de veículos no Brasil aumentou em 7,5% no mês de julho, na comparação com junho de 2022. Os dados são da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, a Anfavea. De acordo com o balanço, foram produzidas 218.950 unidades no mês. Um aumento de 33,4% em relação a julho de 2021.
O presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, explica que o setor ainda conta com restrições de insumos e logística, mas explica que a indústria tem recebido mais semicondutores do que no ano ado e no primeiro trimestre deste ano.
TEC./SONORA: Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea
“Foi a maior produção desde novembro de 2020. Conseguimos ultraar uma barreira importante e mantivemos um crescimento. Em junho, tivemos um pequeno decréscimo em relação a maio, o que acendeu um alerta de que a situação poderia não estar performando como desejávamos. Apesar do cenário de instabilidade no mês anterior, o mês de julho foi importante para o crescimento da indústria.”
LOC.: O especialista em finanças Marcos Melo explica que o resultado é favorável.
TEC./SONORA: Marcos Melo, especialista em finanças
“De modo geral, o resultado melhora o ambiente de negócio na indústria automobilística, gerando novos empregos e renda. Mas, algumas coisas precisam ser resolvidas. Pelo lado das vendas, ainda existe uma dificuldade, principalmente por causa da taxa básica de juros, a Selic, que está muito elevada.”
LOC.: O levantamento também mostra que, no mês ado, foram exportados 41,9 mil veículos. O total corresponde a 11,4% a menos que em junho, o mês anterior. Mas na comparação com julho do ano ado, houve um aumento de 76,3%.
Reportagem, Marquezan Araújo