LOC: O Distrito Federal ganhou um polo de agricultura irrigada. O lançamento ocorreu nesta terça-feira, 12 de novembro, durante oficina promovida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, em Brasília. A pasta é responsável pela condução da Política Nacional de Irrigação, criada para alavancar a agricultura irrigada a partir de um trabalho conjunto entre organizações de irrigantes e diversas esferas de governo. O secretário nacional de Segurança Hídrica, Giuseppe Vieira, destaca que o Distrito Federal é uma região de grande potencial produtivo.
“E é uma região que tem um grande potencial já de agricultura irrigada é um grande potencial de ampliação. Porque é uma região que tem bastante disponibilidade hídrica, muitos mananciais à disposição para poder proporcionar irrigação. E além disso, terras de qualidade e com grande foco na agricultura familiar, nos pequenos produtores rurais, que são os grandes produtores de hortaliça, de fruticultura que abastece toda essa região central aqui, principalmente a capital, o Distrito Federal.”
LOC: Com a medida, o Brasil a a contar com 14 polos apoiados pelo Governo Federal. Todos recebem atenção especial, com ações que vão desde o ree de recursos para o desenvolvimento da produção até a articulação com outros órgãos. A seleção prévia dos polos a pela avaliação do MIDR, com base em requisitos como a presença de associação de irrigantes, a relevância da produção irrigada para a região e potencial de expansão com a adoção de técnicas mais eficientes de irrigação. Para saber mais sobre as ações do MIDR em Segurança Hídrica, emidr.gov.br.
Reportagem, Mayra Christie.