LOC.: Balanço realizado pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) aponta que, no período junino de 2022, houve uma redução de 42% nos acidentes registrados, em comparação ao mesmo período de 2013. Com o acompanhamento e aprimoramento da segurança viária nas estradas baianas, é esperada uma nova queda nos acidentes.
O superintendente de Infraestrutura de Transporte da Seinfra, Saulo Pontes, explica que quando esse período se aproxima, há uma maior movimentação nas estradas — e com isso, aumento de acidentes.
TEC./SONORA: Superintendente de Infraestrutura de Transporte da Seinfra, Saulo Pontes
“A estatística nos mostra um aumento de quase 15% no número de acidentes por dia, principalmente pela falta de atenção à sinalização vertical e horizontal, excesso de velocidade acima da média permitida e ultraagem em faixa contínua.”
LOC.: Segundo Pontes, a imprudência dos motoristas é responsável por cerca de 83% dos acidentes no período de São João. Mas com campanhas educativas, investimento em equipamentos, fiscalização e recuperação de estradas, os número de acidentes caem cada vez mais.
Para que os acidentes continuem diminuindo, o superintendente alerta que a conscientização dos motoristas é fundamental. As recomendações são fazer a revisão do carros às vésperas de viagem, atenção redobrada na sinalização horizontal e vertical — e não dirigir após os consumo de bebidas alcoólicas!
Reportagem, Nathália Guimarães.