LOC: As inscrições para os cursos a distância de Educação de Jovens e Adultos (EJA-EaD) foram prorrogadas até 30 de junho na Bahia. Os interessados podem se matricular nas mais de duas mil vagas gratuitas pela internet, no site do SESI.
Conceição Souza Vieira, ex-aluna do EJA de Ilhéus, relata a emoção de ter concluído os estudos de forma on-line e ressalta que essa é uma oportunidade nesse momento de pandemia.
“Estudar no SESI foi enriquecedor para meu currículo. Consegui concluir o ensino fundamental e médio, estudei pela plataforma. Foi ótimo porque não tomou muito meu tempo com os outros afazeres. Depois da formatura, arrumei um trabalho.”
LOC.: As vagas são oferecidas em Juazeiro, Luís Eduardo Magalhães, Brumado, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas, Ilhéus e Salvador. É preciso que o aluno ou aluna tenha o a computador, tablet ou smartphone para as aulas. Como os sete locais que ofertam o EaD estão fechados por conta da pandemia, é imprescindível que, nesse momento, o interessado tenha também o à internet.
Por conta do distanciamento social, a gerente de Educação de Jovens e Adultos do SESI, Gisele Freitas, comenta que a educação a distância pode ser uma aliada para investir em educação e se preparar para o mercado de trabalho pós-crise.
“É uma das estratégias do SESI, principalmente em um cenário pós-pandemia. Ampliando esse número de vagas de o, essas pessoas vão retornar ao mercado de trabalho ou se manter nesse cenário competitivo que vamos enfrentar. Sem a educação básica, as pessoas não podem ar outros níveis de formação.”
LOC.: Podem se matricular nos cursos pessoas maiores de 18 anos que ainda não tenham concluído a educação básica. Não há taxa de inscrição ou de matrícula e os interessados devem anexar, no ato da inscrição, documentos pessoais, como RG, F, foto 3x4, histórico escolar original ou autodeclaração de escolaridade e comprovante de residência com CEP válido, além do comprovante de vínculo empregatício, em caso de trabalho formal. Mais informações podem ser consultadas pelo e-mail [email protected] ou pelo site sesi.fieb.org.br.
Reportagem, Jalila Arabi.