LOC.: O município de Igarassu, que faz parte da Região Metropolitana do Recife, é o quinto melhor do País para se investir no setor industrial. O resultado está presente na pesquisa “Melhores Cidades para Fazer Negócios 2.0”, da Urban Systems, publicada em dezembro do ano ado.
O estudo analisou dados e indicadores de 326 municípios brasileiros, todos com mais de 100 mil habitantes, o que torna a posição no ranking algo a se comemorar. Gerente de Relações Industriais da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), Maurício Laranjeira, destaca que o resultado é “muito interessante” e pode atrair investimentos para as cidades que se assemelham a Igarassu.
TEC./SONORA: Maurício Laranjeira, Gerente de Relações Industriais da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe)
“O município de Igarassu tem vários atrativos para o setor industrial. Outros municípios que têm características parecidas podem se utilizar da mesma metodologia, da mesma técnica e estrutura para atrair novos investimentos.”
LOC.: Laranjeira destaca alguns fatores que fazem do município um bom local para negócios no setor industrial. Entre eles, a existência de condomínios industriais, facilidade para escoar a produção por rodovias, proximidade do Aeroporto Internacional do Recife e do Porto de Suape e abundância de água, fundamental para a produção industrial.
Diretor de marketing da Urban Systems e responsável pelo estudo, Willian Rigon, afirma que apesar de cada município ter as suas peculiaridades, há pontos em comum às melhores cidades para fazer negócios, que podem ser observados.
TEC./SONORA: Willian Rigon, diretor de marketing da Urban Systems e responsável pelo estudo
“É importante ter um ambiente favorável, ter mão de obra qualificada e uma gestão pública eficiente. Se a gente pudesse apontar três pontos específicos, são essas as características comuns às cidades melhores posicionadas.”
LOC.: O estudo das 100 Melhores Cidades para Fazer Negócios é publicado pela Urban Systems anualmente, desde 2014. Com o impacto do novo coronavírus e a intenção de manter o estudo atual e renovado, a publicação de 2020 está de cara nova e aposta em um olhar mais segmentado das melhores cidades para negócios, levando em conta os resultados para seis setores da economia: indústria, comércio, serviços, educação, mercado imobiliário e agropecuária.
Reportagem, Felipe Moura.