LOC.: Ao considerar o sistema de arrecadação de impostos do Brasil como complexo e injusto, o relator da reforma tributária na comissão mista que analisa o tema, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), reafirmou que, para o novo modelo, deve prevalecer um IVA nacional.
Com isso, o parlamentar defende que seja criado um texto que abranja impostos federais, estaduais e municipais, descartando a instituição de um IVA dual, como já propôs o governo.
TEC./SONORA: Aguinaldo Ribeiro, deputado federal (PP-PB)
“A ideia é que possamos construir um texto que possa tratar, de fato, de um IVA nacional, para simplificar o nosso sistema, que o torne transparente e justo, que mantenha a autonomia dos entes federados – municípios, estados e União, mas que também possamos debater a justiça tributária e a segurança jurídica.”
LOC.: A declaração do deputado foi dada durante o seminário técnico virtual “A Visão Municipalista sobre a Reforma Tributária”, organizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).
Na ocasião, o presidente da entidade, Glademir Aroldi, também ressaltou a importância de o Congresso Nacional aprovar uma reforma tributária mais ampla. No debate, ele também reafirmou o interesse da entidade de que seja criado um fundo para socorrer estados e municípios no período de transição. Segundo Aroldi, essa medida não vai comprometer a economia da União.
TEC./SONORA: Glademir Aroldi presidente da CNM
“Para a formação deste fundo usaríamos parte da arrecadação do Imposto Seletivo e parte do crescimento real do IBS. Com a reforma tributária implantada, são começados a dar os resultados que todos esperamos e, automaticamente, aumentando a arrecadação de todos os entes da Federação brasileira sem a necessidade de aumento da carga tributária.”
LOC.: Na comissão mista instalada no Congresso Nacional para elaborar um texto sobre reforma tributária, os parlamentares analisam, até o momento, três propostas. Uma delas é a PEC 45/2019, que acaba com cinco tributos. Outra matéria em discussão no colegiado é a PEC 110/2019, que extingue 10 tributos.
Os congressistas também avaliam um projeto com sugestões para a reforma tributária enviado pelo governo federal. Trata-se do PL 3887/20, baseado na unificação do PIS com a Cofins para criação da Contribuição Social sobre Movimentação de Bens e Serviços (CBS).
Reportagem, Marquezan Araújo