Voltar

ou

Cadastro de mídia
Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Câmara dos Deputados debate criação do Dia Nacional do Associativismo em audiência pública

Evento ocorrerá no dia 27 de maio e vai destacar papel estratégico das associações comerciais no fortalecimento do setor empresarial e na articulação com o poder público


A Câmara dos Deputados vai promover, no dia 27 de maio, uma audiência pública para discutir a criação do Dia Nacional do Associativismo. A proposta, que sugere o dia 15 de julho como data comemorativa, busca reconhecer oficialmente a importância do movimento associativista na promoção do desenvolvimento regional, no apoio aos pequenos negócios e na articulação entre sociedade civil e poder público.

A data escolhida faz referência à fundação da Associação Comercial da Bahia, em 1811 — primeira entidade a fazer parte do sistema CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil)
A audiência deverá reunir representantes do setor empresarial, parlamentares e lideranças regionais. Segundo a confederação, será uma oportunidade para apresentar a relevância histórica e atual do associativismo como força propulsora da economia brasileira.

A CACB reúne mais de 2 mil associações em todo o país, alcançando cerca de 175 milhões de pessoas com atuação nos setores de comércio, indústria, serviços e agro. “Diferente das centrais sindicais, nosso sistema é independente e construído de baixo para cima, com base nas lideranças locais”, afirma Alfredo Cotait, presidente da CACB. “Somos a maior rede capilar independente do Brasil”, completa.

G50+

Um dos destaques da atuação institucional da CACB é o G50+, formado por lideranças de associações comerciais de diversas regiões do Brasil. 

Para Mauro Sammarco, presidente da Associação Comercial de Santos, o associativismo é essencial para enfrentar desafios locais, especialmente em cidades estratégicas como Santos, sede do maior porto do país. “O associativismo é isso: trazer a força da sociedade para avançar em pautas importantes”, resume.

Criada em 1870, a Associação Comercial de Santos representa 244 empresas e exerce papel fundamental nas discussões sobre comércio exterior, logística e infraestrutura. A entidade é exemplo do impacto positivo que o associativismo pode ter no desenvolvimento regional.

Mais informações sobre o evento e outras ações da CACB, e www.cacb.org.br.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.

LOC.: Você sabe o que significa associativismo? Em um Brasil diverso e repleto de desafios locais, existe uma força silenciosa — mas poderosa — que movimenta comunidades, fortalece pequenos negócios e dá voz a quem quer transformar a realidade ao seu redor.

Quem lidera as associações comerciais entende bem o papel e a importância dele. Como Mauro Sammarco, presidente da Associação Comercial de Santos. O gestor cita como exemplo a cidade de Santos, em São Paulo, onde está o principal porto do país. Onde, de acordo com Sammarco, os entes têm que se unir para enfrentar dificuldades “por causa da inércia do poder público.”

 

TEC/SONORA: Mauro Sammarco, presidente da Associação Comercial de Santos

“Então, o associativismo é isso. Você poder trazer a força da sociedade para poder avançar em pautas importantes.”
 


LOC.: A Associação Comercial de Santos representa 244 empresas, desde armazéns e terminais de contêineres até cooperativas de café e tem papel estratégico no desenvolvimento da região portuária da cidade.

Ela faz parte da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais, a CACB. Neste ano, a entidade criou o G50+ — um conselho estratégico composto por líderes de associações comerciais de várias regiões do país.

O presidente da CACB, Alfredo Cotait, fala sobre a força dessa rede.
 

 

TEC/SONORA: Alfredo Coitait, presidente da CACB

“No nosso sistema nós não temos vínculo com o governo, nosso sistema é associativo, através das nossas entidades e das associações comerciais. E diferente das centrais sindicais, o nosso processo vem da de baixo para cima, porque é a base dessas associações comerciais que constituem a nossa força, é a força da rede do associativismo.”
 


LOC.: LOC.: Para reconhecer a importância desse movimento que impulsiona o Brasil de dentro para fora, a Câmara dos Deputados promove na terça-feira, 27 de maio, uma audiência pública para discutir a criação do Dia Nacional do Associativismo. A data proposta, 15 de julho, remete à fundação da Associação Comercial da Bahia em 1811, a primeira entidade a fazer parte do que hoje é o Sistema CACB.

Mais informações sobre o associativismo, e www.cacb.org.br.