LOC.: Você sabe o que significa associativismo? Em um Brasil diverso e repleto de desafios locais, existe uma força silenciosa — mas poderosa — que movimenta comunidades, fortalece pequenos negócios e dá voz a quem quer transformar a realidade ao seu redor.
Quem lidera as associações comerciais entende bem o papel e a importância dele. Como Mauro Sammarco, presidente da Associação Comercial de Santos. O gestor cita como exemplo a cidade de Santos, em São Paulo, onde está o principal porto do país. Onde, de acordo com Sammarco, os entes têm que se unir para enfrentar dificuldades “por causa da inércia do poder público.”
TEC/SONORA: Mauro Sammarco, presidente da Associação Comercial de Santos
“Então, o associativismo é isso. Você poder trazer a força da sociedade para poder avançar em pautas importantes.”
LOC.: A Associação Comercial de Santos representa 244 empresas, desde armazéns e terminais de contêineres até cooperativas de café e tem papel estratégico no desenvolvimento da região portuária da cidade.
Ela faz parte da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais, a CACB. Neste ano, a entidade criou o G50+ — um conselho estratégico composto por líderes de associações comerciais de várias regiões do país.
O presidente da CACB, Alfredo Cotait, fala sobre a força dessa rede.
TEC/SONORA: Alfredo Coitait, presidente da CACB
“No nosso sistema nós não temos vínculo com o governo, nosso sistema é associativo, através das nossas entidades e das associações comerciais. E diferente das centrais sindicais, o nosso processo vem da de baixo para cima, porque é a base dessas associações comerciais que constituem a nossa força, é a força da rede do associativismo.”
LOC.: LOC.: Para reconhecer a importância desse movimento que impulsiona o Brasil de dentro para fora, a Câmara dos Deputados promove na terça-feira, 27 de maio, uma audiência pública para discutir a criação do Dia Nacional do Associativismo. A data proposta, 15 de julho, remete à fundação da Associação Comercial da Bahia em 1811, a primeira entidade a fazer parte do que hoje é o Sistema CACB.
Mais informações sobre o associativismo, e www.cacb.org.br.