LOC.: Somar o poder de compra de todos, reduzir custos e oferecer melhor atendimento aos consumidores. Esses são os objetivos das cooperativas do Ramo Consumo. Esse ramo, que deu origem ao cooperativismo na Inglaterra, em 1844, reúne as cooperativas destinadas à compra em comum de produtos e/ou serviços para seus cooperados.
Para David Schmidt, conselheiro diretor do Ramo Consumo do Sistema Oceb e presidente da Cooperativa Educacional de Barreiras, esse ramo é importante para a economia, uma vez que ajuda a regular o mercado, oferecendo produtos e serviços com preços justos, e aumentando a competitividade entre os negócios.
TEC./SONORA: David Schmidt, conselheiro diretor do Ramo Consumo na Oceb.
“Eu comprando sozinho, tenho um determinado volume, que por maior que seja, será menor do que eu mais o meu vizinho. Então, nessa concepção, eu sempre vou ser maior quando eu me junto com os colaboradores, com os meus vizinhos ao redor, com a comunidade, e faço essa aquisição em conjunto. A gente tem maior poder de barganha, consegue ganhos logísticos e consegue ser mais eficiente dentro dos nossos negócios por ter produtos e insumos mais baratos, aumentando a margem e a competitividade.”
LOC.: As cooperativas podem atuar nos segmentos: supermercados, farmácias e postos de combustíveis, serviços educacionais, produtos alimentícios, vestuário e beleza, produtos e equipamentos, serviços veiculares e serviços turísticos.
Na visão do coordenador nacional do ramo Consumo do Sistema OCB, Márcio Valle, com todos esses diferenciais oferecidos, o consumidor final que compra de uma cooperativa de consumo consegue economizar mais e recebe um atendimento especial.
TEC./SONORA: Márcio Valle, coordenador nacional do ramo Consumo do Sistema OCB
“Podemos dizer que a modalidade de compra mais favorável, utilizando qualquer tipo de canal ou formato, é a compra de produto ou serviço de uma empresa cooperativa. Nesta, o consumidor, cooperado ou não, encontrará qualidade, preços justos, atendimento e equipes com princípios e valores.”
LOC.: Mostrando potencial de crescimento, principalmente após o pico da pandemia, 247 cooperativas estão ativas no ramo do Consumo, com mais de 2 milhões de cooperados, segundo o Anuário do Cooperativismo 2022. O setor também gerou 14 mil empregos diretos somente em 2021.
Para mais informações sobre esse e outros ramos que compõem o cooperativismo, e somoscooperativismo-ba.coop.br e as redes sociais do Sistema Oceb.