LOC.: O Ministério da Saúde (MS) anunciou que vai retomar mais QUTROCENTAS E SETENTA E OITO obras em todo o país. Destas, DUZENTAS E OITENTA E DUAS serão reativadas e outras CENTO E NOVENTA E SEIS serão repactuadas, conforme a portaria (GM/MS Nº 6.562/2025) publicada na segunda-feira (27) no Diário Oficial da União (DOU). Ao todo, DUZENTOS E NOVENTA municípios serão beneficiados e o investimento totaliza CENTO E OITENTA E NOVE milhões de reais.
Entre as CENTO E NOVENTA E SEIS que serão repactuadas, a região Nordeste se destaca com um total de CENTO E DUAS obras contempladas, distribuídas entre os nove estados: Alagoas (AL), Bahia (BA), Ceará (CE), Maranhão (MA), Paraíba (PB), Pernambuco (PE), Piauí (PI), Rio Grande do Norte (RN) e Sergipe (SE).
Nessa modalidade, os maranhenses serão os mais beneficiados, com um total de VINTE E UMA construções com repactuações aprovadas e autorizadas a celebrarem o Termo de Repactuação para Retomada de Obra ou Serviço de Engenharia (TRR). Entre os municípios estão Açailândia, Colinas e São Vicente Ferrer. MA é seguido do RN e do CE, com DEZESSEIS e QUINZE obras, respectivamente.
No Norte do país serão CINQUENTA E DUAS obras repactuadas, seguida por VINTE E TRÊS no Centro-Oeste, QUINZE no Sudeste e QUATRO no Sul.
A região Nordeste também é a maior contemplada entre as DUZENTAS E OITENTA E DUAS que devem ser reativadas, com um total de CENTO E VINTE E CINCO construções em todos os estados. Os pernambucanos serão os maiores favorecidos com a reativação de VINTE E TRÊS obras entre os programas Unidade de Pronto Atendimento, Requalifica UBS e Academia da Saúde, em municípios como Lagoa Grande, Limoeiro e Canhotinho.
Norte aparece em seguida, com CINQUENTA E SETE obras, e Sudeste com QUARENTA E SEIS. Já Centro-Oeste e Sul, com VINTE E CINCO e VINTE E NOVE edificações, respectivamente.
Os municípios que tiveram suas propostas de reativação aprovadas devem atualizar sua situação no Sistema de Monitoramento de Obras (SISMOB) para exercer as prerrogativas da legislação para reativar as obras.
A lista completa de municípios contemplados com repactuações ou retomadas pode ser a em www.gov.br ou na Portaria GM/ms Nº 6.562, DE 24 DE JANEIRO DE 2025, disponível da internet.
Com informações do Ministério da Saúde, Bianca Mingote.